Decoração industrial: peças de iluminação como curinga Leave a comment

Pendentes, luminárias e tubulações aparentes garantem personalidade aos ambientes

Tendência que remete às décadas de 1960 e 1970, o estilo industrial vem sendo muito utilizado na decoração, seja residencial ou comercial. Caracterizada pelo uso de elementos mais rústicos, entre eles peças em metal e com materiais aparentes, a decoração industrial pede itens de iluminação que dão um toque moderno e ao mesmo tempo vintage ao ambiente.
O estilo industrial pode ser caracterizado de várias maneiras e com diversos materiais. O que garantirá realmente a personalidade ao projeto será o uso de elementos “mais brutos”, que mostrem a matéria-prima. Tubulações aparentes, paredes sem acabamento e peças de iluminação com estilo retrô compõem este nicho. “A iluminação e a parte elétrica podem ser ótimas aliadas, quando fazemos a substituição das tubulações internas (escondidas em paredes) por externas, podendo pintá-las de acordo com a paleta de cores definida no conceito do projeto”, explica a arquiteta e designer de interiores Rossana Cerello, parceira da LigBem. “Esse estilo de decoração pode ficar muito bom em diversos ambientes, independente de metragem ou altura do pé direito. Porém, é importante levar em consideração o uso de cores e materiais de revestimento, para manter o projeto todo dentro desse conceito e não poluir muito os ambientes. Além disso, a escolha dos móveis também deve ser cuidadosa para garantir o conforto sem perder o estilo”, completa.

 
Luminárias mais minimalistas, que mostram seus mecanismos, são perfeitas para serem encaixadas em um projeto com estilo industrial. Rossana diz que uma dica é misturar luminárias de características mais “brutas” com arandelas e luminárias mais delicadas. Mas faz uma ressalva: “De modo geral, elas precisam ter algo em comum, mas misturar um pouco do estilo contemporâneo com o estilo industrial pode deixar o projeto mais aconchegante”, aponta a arquiteta.

Decoração industrial para todos os ambientes

 

Optar pela decoração industrial é uma tendência, mas será que ela combina com qualquer ambiente? A resposta é sim! Mas é preciso equilíbrio ao escolher as peças. “Este estilo de decoração pode ser aplicado em qualquer ambiente, sim, desde que seja essa a ideia do cliente e ele esteja seguro disso. Pois, como trata-se de um estilo onde o ponto principal é mostrar os mecanismos e deixar tubulações aparentes, se não for dosado adequadamente, pode ficar muito poluído”, observa Rossana.

 

Decoração industrial em escritórios

Além do uso residencial, o ambiente corporativo é contemplado pela decoração no estilo industrial. A arquiteta Rossana Cerello lembra que esta é uma opção para ambientes mais descontraídos. “Muitos escritórios, em geral os mais descolados, que não precisam transmitir seriedade no visual, têm apostado nesse estilo, proporcionando um ambiente de trabalho bem agradável”, diz.

Neste caso, a profissional orienta que seja trabalhada a intensidade de luz, para que as mesas de trabalho fiquem bem iluminadas. “Sugiro que as peças industriais sejam mais decorativas, utilizadas em arandelas ou em pendentes com lâmpadas de filamento de carbono”, orienta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *