Como usar abajur na decoração de ambientes Leave a comment

Abajur na decoração de ambientes ajuda a tornar espaços cada vez mais aconchegantes

 

Criado no século 16, na França, o abajur tinha uma única função: aumentar ou diminuir a luz em um determinado espaço. Os anos passaram e, mesmo com o avanço da tecnologia, os tradicionais abajures não saíram de moda. Mas, muito mais do que a função de iluminar, se tornaram objetos cada vez mais indispensáveis quando o assunto é decoração.

Existem no mercado inúmeras opções de abajures. Os objetos vão desde os mais clássicos aos modernos, estilizados e futuristas. Fabricados com design variado, utilizam como matéria-prima vidro, material reciclado, madeira, porcelana, inox, plástico, ferro, entre outros.

Mas, apesar da inovação de materiais e funcionalidades adicionadas, a função primária do objeto (a de iluminar) nunca foi abandonada. Sua luz suave, em harmonia com o modelo do abajur, pode proporcionar um ambiente agradável e muito aconchegante, propício para aquele momento de leitura ou do merecido descanso.

O melhor abajur para seu ambiente

Por ser um objeto comum e com mais de uma funcionalidade, o abajur pode ser instalado em qualquer ambiente da casa. “O abajur é uma peça decorativa que chama muita atenção, é um elemento decisivo para a ambientação de alguns cômodos, tornando-os mais aconchegantes e convidativos”, explica a arquiteta e designer de interiores Mariana Trinca. “Hoje podemos utilizar o abajur em quase todos os ambientes, desde quartos, home office, sala de leitura, hall de entrada, living, sala de jantar, salas de TV e até mesmo no espaço gourmet”, completa.

Mas é preciso saber ao certo por qual motivo pretende colocar um abajur em sua casa. Se o objetivo é ter uma luz mais serena para leitura, dê preferência para modelos com luz direcionável. Uma boa opção são os modelos de luminárias articuladas.

A arquiteta lembra que, ao escolher o abajur, é preciso levar em consideração a linguagem de projeto estabelecido e proposto, a fim de incorporar peças com design e funcionalidade condizentes. “O vasto leque de opções de materiais, estilos e formas fazem com que estas peças se incorporem facilmente em qualquer projeto”, aponta Mariana, que completa indicando algumas combinações interessantes. “Peças em madeira pedem um ambiente mais aconchegante e uma decoração mais leve, peças em aço ou ferragem podem ser colocadas em espaços mais dinâmicos, frios e sérios, como em um home office”, revela.

Em relação às cores, a arquiteta enfatiza que tanto nos abajures quanto em peças decorativas, o bom senso e a coerência com o projeto são fundamentais, portanto, todas as variações de cores são bem-vindas.

Combinação

A harmonia entre as diversas peças de iluminação precisa ser levada em consideração ao se projetar um ambiente. Além dos abajures, as luminárias e os spots são elementos importantes e a união entre eles cria diferentes cenários, iluminando o ambiente de forma difusa. “Portanto, a altura de cada abajur depende da função a ser desempenhada”, esclarece Mariana Trinca. “Abajures colocados na altura dos olhos evidenciam detalhes e cores intencionalmente. Abajur com altura acima dos olhos trazem uma iluminação mais sutil e moderada, criando um espaço mais convidativo aos moradores e visitantes. Luminárias de piso devem estar direcionadas ao leitor ou ao espaço que deve ser iluminado, com altura ajustável de acordo com o foco a ser preenchido.”

Abajur ou luminária de chão: qual escolher?

Esta é uma dúvida que pode surgir se você está pesquisando por abajures para decorar seu ambiente: abajur ou luminária de chão? O abajur se encaixa perfeitamente sobre escrivaninhas, mesa lateral ou mesa de cabeceira. Também pode ser utilizado para iluminar apenas um espaço para a leitura e não todo o ambiente.
As luminárias de chão, por sua vez, são peças extremamente funcionais. “Elas fazem um ótimo conjunto com poltronas de leitura, mesas de cabeceira e até mesmo em ambientes com pé direito duplo, como em um living”, explica a arquiteta. Mariana lembra ainda que estes objetos deixam o espaço mais harmonioso e proporcional. “Quando os ambientes são altos e amplos, luminárias de piso podem ser um ótimo elemento decorativo, além de funcionar como uma iluminação mais direta e forte.”

Qual a lâmpada ideal?

Escolhido seu abajur, luminária, spot ou lustre, é preciso definir as melhores lâmpadas para cada peça e ambiente. O primeiro passo é saber em qual espaço elas serão integradas. “A cor e intensidade das lâmpadas ditam a necessidade do usuário e utilização do espaço”, explica Mariana. “Na prática, denominamos a cor segundo nosso psicológico, ou seja, cores quentes são as mais amareladas, relacionando-as ao calor do Sol, e cores frias as mais azuladas, relacionando-as ao frio.”

Algumas opções de lâmpadas para cada ambiente:

  • Lâmpadas LED Branco Quente – comparável à tonalidade da lâmpada de filamento incandescente – luz preferida para restaurantes, sala de jantar, sala de estar, quartos e outros ambientes em que se deseja uma sensação de calma, relaxamento e conforto.

 

  • Lâmpadas LED Branco Neutro – comparável às lâmpadas halógenas – luz ideal para cozinhas, sanitários e outros ambientes em que alguma tarefa seja executada com um nível de atenção normal.

 

  • Lâmpadas LED Branco Frio – comparável às lâmpadas fluorescentes e de alta potência –  luz indicada para locais em que é preciso atenção máxima e seja importante realçar a limpeza do ambiente, como em áreas de produção industrial, clínicas, hospitais e drogarias.

 

LigBem oferece opções de abajures e luminárias

Em seu showroom de iluminação, a LigBem oferece peças nacionais e importadas adequadas para todos os ambientes e em sua maioria personalizáveis, de acordo com as cores e materiais escolhidos pelo cliente. Entre as marcas em destaque, estão a Munclair, Ellume, entre outras.

Ainda tem dúvidas sobre ao melhor abajur ou luminária para seu ambiente? Faça-nos uma visita e conte com atendimento personalizado.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *