Lâmpadas com filamento de carbono são tendência na decoração Leave a comment

Tradicionais e também de LED, as lâmpadas com filamento de carbono permitem ter um ambiente retrô e aconchegante

Consideradas uma releitura das primeiras lâmpadas do século 19, aquelas mesmas produzidas por Thomas Edison, as lâmpadas com filamento de carbono se tornaram tendência no mercado de iluminação quando o assunto é proporcionar um ambiente com toque retrô e aconchegante.

Um dos diferenciais é que este tipo de lâmpada possui uma variedade de tamanhos e formatos, mas o que chama mesmo a atenção é a beleza da iluminação, fator determinante para dar aquele charme ao ambiente.

Este modelo, justamente por contar com filamento de carbono, tem uma luz alaranjada, mais suave, deixando o espaço com uma luz mais tênue.

As lâmpadas de filamento de carbono, tradicionais ou em LED, podem ser encontradas na LigBem e estão disponíveis nas marcas Starlux, Stella e Ourolux.

Esse tipo de lâmpada tem algumas peculiaridades que devem ser levadas em consideração. Veja algumas dicas:


Vantagens e desvantagens: Tradicional x LED

As lâmpadas com filamento de carbono podem ser a solução para pendentes e abajures, pois o toque especial que faltava à decoração fica por conta da lâmpada aparente. Esta é a maneira mais simples de decorar seu ambiente com charme e personalidade.

Por outro lado, esse tipo de lâmpada é considerado incandescente. Ela concentra sua energia nos filamentos de carbono, gerando, além de mais luminosidade, também mais calor. Resultado: pode deixar o ambiente mais quente.

A lâmpada com filamento de carbono possui durabilidade, em média, de 2 mil horas. O consumo é de 40w, por isso, é mais indicada para fins decorativos. Além disso, até pode ser utilizada, estrategicamente, em alguns pontos da casa.

A versão em LED, conhecida também como LED Retrô, possui as mesmas características das demais lâmpadas LED. Brancas ou amarelas, além de longa durabilidade (em média 15 mil horas para esta família), elas têm baixa emissão de calor. Além disso, não poluem o ambiente ao serem descartadas, possuem custo x benefício interessante e consumo médio de 4w, ou seja, 10 vezes menos energia que a versão tradicional.

No entanto, as lâmpadas LED Retrô não reproduzem a mesma atmosfera de luz das tradicionais em filamento de carbono. A cor da luz é um pouco diferente, o que pode ser levado em conta em ambientes mais exigentes, mas já tem o seu charme e preferência entre alguns consumidores preocupados com a conservação e o meio ambiente.

 

Onde podem ser instaladas

As lâmpadas têm suas particularidades, por isso, não podem ser instaladas em qualquer lugar. As lâmpadas com filamento de carbono possuem luz amarelada e suave.,São indicadas para ambientes como salas de jantar e estar, varandas e dormitórios. Por outro lado, este tipo de lâmpada não é indicado para locais de trabalho, exceto se ela for um detalhe na decoração do ambiente.

As lâmpadas LED de filamento podem ser utilizadas em diversos ambientes da casa. Aposte nas amarelas para decorar hall de entrada, quartos, salas de jantar e estar. Para a cozinha, banheiros e home-office as mais indicadas são as lâmpadas brancas, que possuem mais luminosidade.

Como a beleza está justamente na lâmpada, a ideia é dar destaque a ela na hora de decorar. Uma forma de usar as lâmpadas com filamento de carbono é deixá-las pendentes apenas por soquetes.

Também é muito interessante utilizá-las em abajures e/ou luminárias, pois ambos possuem características de deixarem as lâmpadas mais em evidência no ambiente.

O mercado oferece vários modelos de lâmpadas com filamento de carbono. Uma delas é a chama de vela, que tem como característica iluminar todo o ambiente de forma igual.

O modelo de lâmpada balloon é ideal para dar mais sofisticação à luminárias pendentes. Ela possui design arredondado com temperatura de cor aconchegante.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *