Iluminação de jardim: 5 dicas para deixar o ambiente agradável e seguro Leave a comment

Escolhas da iluminação de jardim devem ser feitas com cautela para não causar efeito indesejado

Ter um ambiente agradável, aconchegante, receptivo e muito mais seguro. Esses são alguns aspectos positivos de quem opta pela iluminação de jardim. Mas para que a área externa de sua casa alcance todos os objetivos, é preciso que se faça escolhas planejadas. Caso contrário, o efeito pode ser completamente o oposto.

Para ter um bom resultado na iluminação de jardim, é preciso saber antes quais pontos serão iluminados e de que forma. Também é preciso verificar as cores de lâmpadas serão utilizadas e se, realmente, ao final da instalação o projeto garantirá os efeitos de beleza e segurança aguardados.

Optar por produtos de qualidade também é fundamental. A LigBem conta com uma variedade de produtos fabricados em alumínio com design e acabamentos exclusivos.
Se ainda não sabe como vai iluminar seu ambiente externo, confira a seguir cinco dicas fundamentais para começar a planejar a iluminação de seu jardim.

1 – Saiba quais as características do jardim

Uma boa iluminação de jardim tem como objetivo realçar as sombras e nuances de sua área externa. Todo jardim possui características distintas e você precisa saber quais são as do seu. A iluminação de jardim deve ser utilizada para complementar o design do ambiente externo. Por isso, é essencial identificar as expectativas e necessidades específicas do espaço que você pretende decorar.

Alguns estilos de iluminação de jardim têm por objetivo valorizar e iluminar um objeto ou um tipo de planta. É nesta hora que deve-se ficar atento, pois a planta escolhida pode fazer toda a diferença. Um fator a se levar em consideração é a sua altura e em qual posição a iluminação será instalada. Caso a luminária/lâmpada seja fixada de forma errada, corre-se o risco da iluminação não atingir sequer a copa, não dando assim o efeito esperado.

2 – Onde fazer a instalação

A escolha da luminária para a iluminação de jardim dependerá do efeito desejado. Para ter sombras e vultos, efeito conhecido como backlight, recomenda-se luminárias entre a vegetação. Mas para dar destaque a arbustos, esculturas ou outros objetos, o efeito é obtido com fecho direcionado ou luzes embutidas no solo. Outra técnica bastante utilizada, a up light, é recomendada para valorizar uma árvore e, por meio de uma luminária embutida ao solo, permite iluminar o tronco e a copa de baixo para cima.

3 – Que tipo de luz utilizar

Decidir a intensidade da luz é um “grande passo” para uma boa iluminação de jardim. Neste caso, deve ser analisado o índice de produção de cor (IRC), a temperatura da cor – branca quente (2700k a 3000k) ou branca fria (4000k a 6000k), o fluxo luminoso, a rentabilidade e os efeitos de radiação.

Atualmente as luzes de LED são as mais utilizadas nos projetos de iluminação de jardim. Os motivos são claros: durabilidade (até 10 anos), baixo aquecimento e economia na conta energia.

Outro ponto importante é o índice de proteção (IP) das lâmpadas. Para áreas externas, a mais indicada é a partir da IP 65. Esta, por exemplo, possui proteção contra jatos de água e contra penetração de pó.

Existem no mercado muitos outros tipos de lâmpadas, com índices variados. Elas são classificadas com grau de proteção contra líquidos e também contra objetos sólidos. São produtos que vão desde a cobertura, a outros com proteção máxima, como contra efeitos de submersão na água por tempo prolongado ou diante de corpos estranhos sólidos com 50 milímetros de diâmetro ou maiores.

4 – Ter um ambiente seguro

Quando se fala em iluminação de jardim, um dos quesitos a ser levado em consideração é a segurança do ambiente. Por isso, para evitar acidentes, invista em balizadores na entrada do jardim, no perímetro de caminhos e também em degraus.

5 – Cuidados com a rede elétrica

A parte elétrica deve ser analisada com atenção num projeto de iluminação de jardim. É imprescindível que a fiação, além de ter excelente qualidade, esteja adequada às cargas de cada circuito, e que fique protegida para não causar incidentes com moradores, animais de estimação ou visitantes.

Na LigBem, loja especializada em iluminação, você encontra uma gama de produtos destinados ao projeto do seu jardim. Faça uma visita e conte com a ajuda de nossa equipe especializada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *